Histórico

  • Created
    Ter, 16 de Agosto de 2011
  • Created by
    Administrator
  • Last modified
    Ter, 24 de Abril de 2012
  • Revised by
    Administrator
  • Voting
    (5 votos)
  • Favourites
    Adicionar a favoritos
  • Categories

O Grupo JCA é uma holding brasileira, formada por empresas de transporte rodoviário de passageiros, cargas e turismo, fundado pelo empresário Jelson da Costa Antunes no final da década de 40, com sede na cidade de Niterói/RJ.

Seu Jelson, como costumava ser chamado, iniciou sua trajetória empresarial com "meio" ônibus, comprado em sociedade com seu irmão mais velho. Depois, resolveu seguir seu próprio caminho, indo para Macaé onde comprou a Viação Líde, uma empresa de um ônibus só e não parou mais. Em 1955 SEu Jelson fundou a Auto-ônibus São José, na regisão de Alcântara - São Gonçalo. Menos de oito anos depois, em 1963, a Auto-ônibus São José já era a maior empresa de ônibus do Estado do Rio de Janeiro com 68 carros e tornou-se o maior empresário do setor com apenas 36 anos. Em 1968 adquiriu a  Auto Viação 1001 a qual futuramente foram incorporadas outras empresas de Seu Jelson como: Auto-ônibus São José, Expresso Rio Bonito, Expresso Itaboraí, Vispan (Viação São Paulo-Niterói).

Nos anos 90, já como JCA Holding, foram adquiridas as empresas rodoviárias Rápido Ribeirão Preto (SP), Auto Viação Catarinense (SP, SC e PR), Rápido Macaense (RJ), Viação Cometa (SP, PR, RJ e MG), uma participação na Expresso do Sul (RJ, SP, PR e SC). No  transporte hidroviário adquiriu  Barcas S/A, empresa responsável pela travessia de passageiros na Baía de Guanabara e em Mangaratiba. 

Recentemente foram criadas a Metar Logistíca , empresa de encomendas expressas que atua nas regiões Sul, Sudeste e parte do  centro Oeste do país e a Opção Fretamento e Turismo.

História do Grupo JCA Download Integra Capítulo 1 Capitulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Capítulo 5